Conheça nossa História

Conheça abaixo a trajetória que nos transformou em uma empresa consolidada.

2000

2018

2024

Quem somos

Em 18 de fevereiro de 2000 nasce em Curitiba a Protege Medicina do Trabalho uma das empresas pioneiras no segmento de Saúde Ocupacional na cidade, elaborando programas de riscos das empresas e realizando atendimentos médicos para exames da saúde do trabalhador. Com o passar dos tempos e o surgir das demandas, em 2016 a empresa passa a atuar também no Segmento de Engenharia de Segurança, tornando-se mais completa na entrega dos seus serviços, uma vez que passa agregar uma Higiene Ocupacional Especializada para atendimento de medições quantitativas.

A incorporação dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – Decreto 8373/2014) desencadeou significativas transformações na maneira como as informações são comunicadas ao governo federal. Em consonância com essas demandas emergentes, optamos por uma revisão completa em nossos processos, inclusive alterando nossa marca para refletir nosso compromisso com a evolução contínua. Em 2018, adicionamos o prefixo “e” à nossa identidade, assumindo assim a nova denominação da marca, que passou a se chamar eProtege Saúde e Segurança do Trabalho.

Enquanto continuamos a evoluir, seguimos inovando e quebrando paradigmas para a entrega de uma segurança do trabalho descomplicada e mais próxima aos nossos clientes, criando assim o MÉTODO eProtege, um jeito diferente de fazer segurança do trabalho!

Estrutura

MÉTODO eProtege

Ao longo dos anos de experiência, identificamos que muitas empresas consideram difícil acreditar na viabilidade da implementação da segurança do trabalho em suas organizações. Por isso, assumimos o desafio de simplificar esse processo, compreendendo as prioridades para as implementações em cada cliente, independentemente de seu tamanho e segmento. Nosso objetivo é que, junto com nossa equipe, eles possam gradualmente desenvolver as ações e incorporá-las à rotina da empresa, desde a contratação do colaborador. Com o nosso método, queremos simplificar e trazer clareza neste processo, auxiliando na implementação da segurança do trabalho, estando o mais próximo possível dos nossos clientes.

O que é o Método eProtege?

Nosso método consiste em fazer uma verificação em 10 etapas, onde vamos checando a que nível se encontra o cliente:

  1. Histórico:

Entender o contexto atual e o histórico das implementações de segurança da empresa;

  1. Linguagem simples e clara:

Proporcionar clareza na linguagem da segurança visando conectar o RH/SESMT da Empresa com a equipe técnica eProtege;

  1. Abrangência da Medicina Ocupacional:

Ampliar a compreensão dos responsáveis da empresa da abrangência que o atendimento e gestão de medicina ocupacional pode alcançar, com gestão e validação de atestados e relatório analítico. Monitoramento de vencimento de ASO.

  1. Prioridade das ações – Gravidade x custo:

Identificar as prioridades dos serviços e das documentações a serem realizados, trazendo a correlação gravidade e custo;

  1. Adequar ao eSocial

Analisar a atuação situação da empresa quanto aos envios dos eventos de SST para o eSocial, analisando o que é possível retificar, ou ainda fazer envios que possam cobrir desde o início das exigências pela plataforma do governo federal. Interagir junto com contabilidade/rh da empresa para alinhamento destas informações e dos cadastros dos funcionários em nossa plataforma de uso, o sistema SOC.

  1. Documentar ações de SST

Simplificar os registros das documentações de segurança para trazer para as ações do dia a dia, com ações que visem manter documentos que possam trazer mais credibilidade, seriedade e aplicação pratica, indo desde registros da entrega e de treinamentos de EPI.

  1. Fiscalização – adequações Previdenciários e Trabalhistas

Evoluir para os avanços de defesas fiscais e tributárias (priorizando medições quantitativas sempre que necessárias).

  1. Cultura de Segurança do Trabalho

Expandir a visão da medicina e Segurança dos trabalhos para a empresa, para que se entendam que a mesma deve fazer parte de um processo de valorização profissional e organização estrutural, agregando a Cultura de Segurança para a organização;

  1. Treinamentos

Estruturar e alinhar junto com a empresa a implementação dos treinamentos necessários;

  1. Demais adequações Normativas

Analise de campanhas e outras ações que possam complementar a Segurança do Trabalho na empresa cliente, podendo ir desde discussão sobre fatores psicossociais até a adequação de máquinas e equipamentos.

  • Retirar o título Programas e colocar todos dentro de Documentos de SST.
  • Na aba serviços acrescentar – Ergonomia com os subserviços abaixo

– Análise Preliminar de Riscos Ergonômicos

A Análise Ergonômica Preliminar (AEP) deve ser parte do inventário de Riscos da empresa, onde além dos riscos químicos, físicos, biológicos e de acidente deve-se considerar os potenciais riscos ergonômicos, estando assim presentes ainda no mapeamento dos perigos da empresa podendo já ser indicado as tratativas no plano de ação ou caso venham a exigir estudos mais profundos, deve-se então ser feita a solicitação de uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

– Treinamento e Blitz Ergonômica na empresa com entrega de diagnóstico

A Blitz ergonômica alimenta o conceito de trazer o assunto mais pra prática, onde o profissional primeiramente orienta e treina os colaboradores, levando orientações sobreas correções

necessárias, inclusive do layout das máquinas e equipamentos, abordagens posturais e tempo de descanso, e depois retorna para cobrar, fiscalizar e até novamente orientar/ajustar com o intuito de enfatizar esta preocupação e aplicabilidade correta das posições.

– Análise Ergonômica do Trabalho

A Analise Ergonômica do Trabalho, também muito conhecida como AET deve ser considerada quando identificado alguma exposição ou queixa ao risco ergonômico, como: trabalhos por longos períodos em pé ou sentado principalmente quando não se tem flexibilidade de locomoção; movimentos repetitivos; posições extremas ou que possam forçar flexões de tronco.

Estrutura completa

Com uma vasta experiência em diversos segmentos empresariais, atualmente a eProtege atende desde empresas do segmento administrativo, comercial, hospitalar, industrial, construtoras dentre outros e conta com suporte de profissionais como Médicos e Enfermeiros e do Trabalho, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Fisioterapeutas e Engenheiros e Técnicos de Segurança.

 

Facilidade no Dia a Dia

Atualmente trabalhamos com o Sistema SOC que utiliza uma Metodologia Ágil para realizar a gestão e o planejamento dos documentos de SST, um sistema online que permite acesso ao cliente para que possa acompanhar as documentações da empresa e de seus colaboradores mesmo que tenha unidades em diferentes regiões do Brasil, onde cada empresa Cliente tem o seu próprio usuário que permite um acesso individualizado.