Esse é o nome dado a uma semana de atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho de trabalho e doenças ocupacionais nas empresas; tem o objetivo de realizar atividades (palestras, gincanas, treinamentos) que alertam os funcionários para a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

Segundo a Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra “O”, é dever da CIPA “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”

Quais empresas precisam que seus funcionários participem do SIPAT?

Empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas e outras instituições que admitam trabalhadores como empregados, independente do número de funcionários.

Duração e frequência:

Deve ser feita no horário de trabalho, afinal, ela é considerada uma ferramenta de conscientização. Ocupa o tempo / espaço de um curso ou treinamento. Como o próprio nome sugere, a SIPAT deve ser organizada para se desenvolver durante uma semana, embora algumas empresas façam em muito menos, e deve ser um evento que se repita anualmente.

Formato das Atividades relacionadas a SIPAT:

» Palestras motivacionais;

» Ginástica laboral;
» Teatros / Apresentações;
» Treinamentos de EPIs, etc.

Público-Alvo:

» Todos os colaboradores da empresa e terceirizados.

Diferenciais da Protege:

Apesar de o SIPAT usualmente ser organizado pela empresa internamente a Protege pode se envolver na criação e aplicação das atividades que envolvem esta semana.

Aproveite essa oportunidade de cumprir uma exigência legal e promova a saúde do seu trabalhador fazendo da segurança e da prevenção um grande investimento!

Como contratar?

Solicite uma visita da equipe de especialistas da Protege. 

Aproveite essa oportunidade de cumprir uma exigência legal e promova a saúde do seu trabalhador fazendo da segurança e da prevenção um grande investimento!